quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O novo panorama da informação

Atualmente, as novas tecnologias de comunicação possuem um novo aliado na sua relação com seus "consumidores", o tempo. O tempo hoje é como o senhor do destino. É quem comanda e exige dos profissionais da comunicação, muita agilidade e rapidez ao apurar as notícias. Junto com esta rapidez e agilidade toda, exigida por este senhor do destino, vem a questão que não quer se calar: e a qualidade destas informações, será que ainda esta presente?
De acordo com a descrição feita pelo professor Mario Erbolato, a notícia antes de tudo deve ser, recente, inédita, verrídica, objetiva e de interesse público. Todos esses atributos pertencentes a formação de uma notícia, são características de um material de qualidade. Que para ser bem feito, precisa de tempo. No entanto, tempo é algo que os jornalistas já não tem muito para desfrutar.
Mas porque tanta pressa em apurar e divulgar um fato? Eis a resposta, concorrência mercadológica. Hoje os meios de comunicação são como um grande mercado comercial, e as informações são os produtos. Neste âmbito comercial, pode mais quem chega na frente, ou melhor, quem apura e divulga na frente. Por isso que a correrria é tanta. Infelizmente, essa pressa toda acaba por prejudicar o maior interessado, o público. Que nem sempre recebe aquilo que podemos chamar de material jornalístico de boa qualidade.
Com a ampliação dos meios informativos on lines, a coisa ainda é mais complexa. Porque estes exigem mais rapidez que os jornais impressos, rádios e Televisões. No meio on line tudo é atualizado em segundos, e o alcance da informação também é muito maior, estamos falando de algo tipo, mundo todo.
O fato de hoje, qualquer pessoa que possua certo conhecimento sobre computador e Internet, poder estar ao alcance de qualquer informação sobre qualquer parte do mundo, e isso em poucos instantes, faz com que a velha forma de comunicar, usada pelos tradicionais meios de comunicação se transforme. Tendo estes que se habituar a nova concorrência, se não quiserem estar defasados.
Mesmo com a nova habituação dos meios tradicionais, as notícias veículadas via Internet ainda possuem algumas diferenças. Como o novo meio informativo possibilita comunicação em tempo real, ou seja, pessoas conversando ao mesmo tempo, mas em locais diferentes até mesmo do mundo, isso faz com que a notícia desse meio virtual, também seja veículada de forma rápida, em tempo real. O que traz consequências maiores ainda na qualidade destas, se comparadas com notícias veiculadas em jornais, rádios e Tvs. Se as notícias veiculadas nos meios tradicionais hoje, perdem sua qualidade informativa, por causa do tempo, a notícia on line perde muito mais. Porque existe um desinteresse muito maior com o público. Não há a preocupação com o que leitor fará com a informação, ou a forma como este a recebeu, o importante é divulgar e depois ver o que acontece.

Nenhum comentário: